-
Diferenças entre Dengue, Zika e Chikungunya
-
No surgimento de sintomas, o paciente deverá procurar ajuda médica para avaliação
- Por Rone Felipe
- 30/03/2023 03h38 - Atualizado há 1 ano
Dengue, Zika e a Chikungunya são arboviroses transmitidas pelos mesmos vetores, o Aedes aegypti e Aedes albopictus, e são consideradas umas das principais doenças sazonais. Quando tratadas erroneamente, podem evoluir para quadros mais graves.
Por serem doenças transmitidas da mesma forma, elas apresentam sintomas semelhantes, o que, na maioria dos casos, confunde as pessoas. O diferencial está no diagnóstico.
Dengue
É uma doença que causa febre, dores no corpo, dores de cabeça e nos olhos, falta de ar e indisposição. Em alguns casos, ela pode evoluir para a forma mais grave, chamada de dengue hemorrágica, que, por sua vez, pode ocasionar óbito. Os sintomas duram uma média de 2 a 7 dias.
Zika
É a doença que causa os sintomas mais leves. É transmitida principalmente através do sexo desprotegido e da mãe para o feto durante a gravidez. Em gestantes, a doença é perigosa, pois está associada a casos graves de malformações congênitas, como a microcefalia. Os sintomas duram uma média de 3 a 7 dias.
Chikungunya
A doença causa febre e dores no corpo, mas essas dores concentram-se principalmente nas articulações. Ela pode se desenvolver em três fases: febril ou aguda, pós-aguda e crônica. A fase aguda dura de 5 a 14 dias. A fase pós-aguda pode durar até 3 meses. Já se os sintomas persistirem por mais de 3 meses, é considerada a fase crônica.
O importante é a prevenção!
Vale ressaltar que o mais importante é eliminar os focos e prevenir a proliferação do mosquito durante todo o ano, não deixando água parada.
O tratamento é praticamente o mesmo para todas as doenças, visto que não existem remédios específicos para nenhuma dessas enfermidades. Alguns analgésicos são indicados, mas nenhum deles deve conter ácido acetilsalicílico na composição, pois pode desencadear hemorragias. O importante é manter repouso e beber bastante líquidos.